O Coaching pode ser definido como uma prática personalizada de desenvolvimento de potenciais e de competências. E, em linhas gerais, o processo de coaching tem como objetivo promover melhora no desempenho pessoal, no desempenho profissional, e também, na qualidade de vida.
Em primeiro lugar o coaching é considerado um processo facilitador, porque tem como objetivo desbloquear o potencial de uma pessoa, através da reflexão e ação, para maximizar seu o desempenho.
O coaching também é considerado um processo Colaborativo e sistemático, focado em soluções e orientado a resultados, e de forma geral, o processo de coaching se caracteriza por ser de curto prazo; prático em sua essência, e sempre envolvendo mudança, ação e resultados.
No processo de coaching utiliza-se um conjunto de estratégias para ajudar o cliente a desenvolver um novo modo de ver, sentir e se comportar em situações problemáticas. E, nesse aspecto é utilizado fortemente os fundamentos e técnicas da psicologia do coaching.
E, nesse contexto o processo de facilitação da mudança ocorre quando o coach se concentra na escolha e na aplicação de técnicas adequadas, e na formulação questionamentos socráticos, que sejam estimulantes e impulsione o aprendizado do cliente a respeito de si e dos seus padrões cognitivos, emocionais e comportamentais que limitam seu desenvolvimento. E, além disso o coach deve se concentrar também na facilitação da elaboração de bons planos de ação com potencial para promover mudanças com base na construção de novos padrões e competências.
No processo de coaching as respostas cabem ao cliente, e essa é uma forma de garantir que o cliente se sinta empoderado e responsável pelo seu processo de mudança, e com isso, ele seja capaz de transferir, ou generalizar as habilidades desenvolvidas a partir do processo de coaching para outras áreas da sua vida pessoal ou profissional.
- - -
Simone Helena Schelder
Brain in Business
Comments