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TREINAMENTOS
COGNITIVO COMPORTAMENTAIS
para líderes e equipes

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Nossos treinamentos para o desenvolvimento de habilidades comportamentais tem como base a abordagem cognitivo comportamental que parte do princípio de que:

o que perturba o ser humano não são os fatos, mas a interpretação que ele faz dos fatos.

"

A partir desta concepção, três premissas fundamentais sobre a mudança de comportamento devem ser consideradas:

Cognição

os pensamentos que temos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o futuro, é que irão influenciar as emoções e os comportamentos.

Atividade Cognitiva

(pensamentos e crenças) pode ser monitorada e alterada.

Comportamento Desejado

pode ser alcançado pela mudança cognitiva.

Dessa forma, mudanças duradouras que se manterão ao longo do tempo e que serão significantes na mudança de funcionamento tanto emocional-afetivo quanto comportamental das pessoas, sempre terão que se dar por mudanças na cognição.


E de forma fundamentada nestas premissas é que estruturamos nossos treinamentos de forma teórica e prática para facilitar a mudança de comportamentos e o desenvolvimento de competências específicas. 

AUTOCONHECIMENTO E TREINO COGNTIVO COMPORTAMENTAL PARA LÍDERES E EQUIPES

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LÍDER COACH E GESTÃO COMPORTAMENTAL E DE RELACIONAMENTOS

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AUTOCONHECIMENTO E TREINO COGNITIVO COMPORTAMENTAL para Líderes e Equipes

Objetivo

Proporcionar ao profissional um processo dirigido de autoconhecimento, desenvolvimento de flexibilidade cognitiva, autorregulação emocional e a prática de comportamentos assertivos coerentes à sua prática profissional.

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Autoconhecimento
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Entendemos que o autoconhecimento é parte obrigatória para que haja qualquer processo de mudança, por isso utilizamos metodologias e recursos como avaliações, e exercícios respaldados em estudos científicos sobre as bases biológica e aprendida que formam a personalidade humana, para auxiliar o profissional a se conhecer de forma mais profunda.

Temos a convicção que mudança de comportamento não é nada simples e fácil de acontecer, porque exige uma série de mudanças internas e externas no contexto da pessoa, e certamente não teremos acesso a todas essas dimensões em um treinamento.

 

Contudo, as dimensões internas são mais facilmente acessíveis em processos de desenvolvimento, mas que não podem ser trabalhadas de forma superficial, porque qualquer mudança para que seja significativa e duradoura, sempre precisa acontecer em três níveis:

  • pensamentos (crenças);

  • emoções (autorregulação) e

  • comportamentos (habilidades).

 

Por isso o treinamento exige uma sequência de ações interligadas, um processo.

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ESTRUTURA DO TREINAMENTO

CONHECENDO A MENTE E O COMPORTAMENTO HUMANO (Conceito de personalidade, temperamento, esquemas mentais, modelo mental, crenças e pensamentos limitantes) e AVALIAÇÃO DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE.

DESCOBRINDO PROBLEMAS (Identificar seus problemas em relação ao exercício da profissional; analisar seus comportamentos problemáticos; conectar os pensamentos, emoções e comportamentos para compreender a manutenção dos problemas).

RECONHECENDO PADRÕES DE PENSAMENTOS LIMITANTES (Identificar os padrões de pensamentos limitantes, os principais gatilhos e fatores mantenedores)

MODIFICANDO PENSAMENTOS LIMITANTES - ESTRATÉGIA PARA MODIFICAR ERROS DE PENSAMENTOS (19 tipos de pensamentos limitantes) EXERCÍCIO PRÁTICO PARA MODIFICAÇÃO DOS PENSAMENTOS LIMITANTES.

EMOÇÕES E SENTIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS E SUA RELAÇÃO COM OS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTOS. (Temas, Gatilhos, Estratégias Destrutivas e Comportamentos Alternativos).

ESTRATÉGIAS PARA AUTORREGULAÇÃO (Compreender e Selecionar Situações, Modificar Situações, Distribuição Atencional, Mudança Cognitiva, Modulação de Resposta Comportamental).

ENFRENTANDO OS PROBLEMAS (Identificar os padrões de comportamentos problemáticos e construir comportamentos alternativos mais funcionais – treino assertivo – habilidades sociais de empatia, assertividade e comunicação).

DESAFIANDO E MODIFICANDO CRENÇAS LIMITANTES ANTIGAS (Compreender como crenças antigas estão afetando o presente e sua prática profissional, desafiar e modificar crenças inúteis sobre si, os outros e o mundo).

VIVER DE FORMA POSITIVA (Identificar estratégias de ação positiva para consolidar as novas crenças saudáveis e viver de forma mais equilibrada com suas forças pessoais).

Capacitar líderes para estabelecer diálogos de coaching, como ferramenta para a promoção da aprendizagem, visando a modificação de pensamentos limitantes dos liderados, a capacidade de solucionar problemas do dia a dia profissional e a adotarem comportamentos mais assertivos.

Objetivo

LÍDER COACH E GESTÃO COMPORTAMENTAL E DE RELACIONAMENTOS

Líder Coach
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COMPORTAMENTOS DIFÍCEIS, COMO AGIR?

Certamente você conhece a frase:

Contratado pelo currículo, demitido pelo comportamento!

"

Pois é, esta frase demonstra os desafios de lidar com comportamentos difíceis dentro das organizações. Desafios que paralisam e estressam muitos líderes. Mas a boa notícia é que estudos sobre o comportamento humano, estão permitindo desenvolver técnicas e estratégias extremamente eficazes para modificar comportamentos problemáticos.

 

E, com base no que tem de mais atual no campo das ciências psicológicas baseadas em evidências, criamos o Modelo “SINAPSES”, um modelo de diálogo baseado no coaching cognitivo comportamental, com o objetivo de estimular diferentes tipos de raciocínio no liderado para a modificação de pensamentos e crenças limitantes, bem como para a elaboração de pensamentos mais realistas, emoções mais equilibradas e comportamentos mais assertivos.

O modelo SINAPSES, sugere aplicação sequencial de 07 passos:

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Com a utilização do Modelo SINAPSES, o líder coach, através de estratégias de diálogo, mais especificamente, de questionamentos dirigidos, ajuda o liderado a desenvolver um novo modo de ver, sentir e se comportar em situações problemáticas. Em síntese, o método do coaching ajuda as pessoas a aprenderem a pensar, e com isso, principalmente a desenvolver o raciocínio de solução de problemas, correção de crenças e pensamentos limitantes e adotarem comportamentos mais assertivos.

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ESTRUTURA DO TREINAMENTO

COACHING COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM (Conceitos e Modelos)


COMO APRENDEMOS (Aprendizagem – Bases neurais e plasticidade cerebral, funções executivas e processos cognitivos)


FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA APLICADA AO COACHING COGNITIVO COMPORTAMENTAL (Conceitos e Modelos – detalhamento aprofundado dos pensamentos limitantes ou erros mais comuns ligados a comportamentos problemáticos)


DIÁLOGO SOCRÁTICO COMO BASE DAS CONVERSAS DE COACHING E TÉCNICAS PARA A MODIFICAÇÃO DAS CRENÇAS E PENSAMENTOS LIMITANTES (Conceito, metodologia de abordagem, técnicas cognitivas e comportamentais)


COACHING COGNITIVO COMPORTAMENTAL – MODELO SINAPSES - Teoria e Método Completo (Conceitos, técnicas e estratégias)


ATIVIDADES PRÁTICAS: (Assistir as Simulações gravadas [Role play] de aplicação do método para cada tipo de erro de pensamento - 19 Situações distintas envolvendo erros de pensamento. Praticar conversas de coaching utilizando o método SINAPSES a partir de problemas fictícios e reais. Aplicar o método SINAPSES em situações reais desafiantes).

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